Sónia Martins Reis

sonia.reis@plen.pt

Nasceu em Lisboa em 1980 e licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2003.

É Doutoranda em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade de Lisboa, onde desde 2012 é assistente convidada do Grupo de Jurídico-Económicas, lecionando a cadeira de Direito Fiscal e de Direito dos Mercados Financeiros. É igualmente mestre em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Direito Fiscal pela mesma Faculdade e possui uma especialização em Fiscalidade pelo INDEG-OVERGEST ISCTE.

É árbitro do CAAD, Investigadora Associada do CIDEFF da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Correspondente do International Bureau of Fiscal Documentation, sendo autora de diversos artigos e publicações na área do Direito Fiscal.

Entre 2003 e 2006, estagiou e foi advogada no Departamento Fiscal na sociedade de advogados “Simmons&Simmons Rebelo de Sousa”, tendo sido posteriormente advogada nos Departamentos Fiscais da “Miranda, Correia e Amendoeira” e da “TFRA – Sociedade de Advogados, SP, RL” onde desenvolveu a sua atividade na área da consultoria fiscal em sede de impostos sobre o rendimento, património e consumo, bem como do contencioso fiscal em sede administrativa e judicial numa perspetiva nacional, mas também em outras jurisdições lusófonas.

Desde 2013 até dezembro de 2021 exerceu funções de Consultora Fiscal no Departamento Fiscal e na Angola Desk da sociedade de advogados “PLMJ Advogados, SP, RL”.

Desde janeiro de 2022 é a advogada responsável pelo Departamento Fiscal da PLEN.